sexta-feira, 3 de junho de 2016

Ergonomia

Ergonomia em casa: como realizar as atividades domésticas

Fisioterapeuta dá sete dicas para evitar as dores nas costas
por Redação
Passar roupa, carregar a compra do mercado e tirar o lixo são atividades domésticas simples que podem trazer riscos à saúde se realizadas de maneira incorreta.
Leia também
Como organizar a casa: 14 dicas de especialista 
Como lavar roupa: produtos de limpeza certos 
Como limpar eletrodomésticos sem danificá-los 

Ergonomia


6 dicas ergonômicas para donas de casa e empregadas do lar


Postado em 25 julho, por omar in Ergonomia, Geral.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Stavanger e do Instituto de Sociologia de Bergen na Noruega concluíram, após um estudo publicado na  European Sociological Review, que as mulheres são as responsáveis por 78% do trabalho doméstico no Brasil. Elas dedicam, segundo o estudo, mais de 33 horas por semana, quase 5 horas por dia, para limpar e arrumar a casa, cozinhar, lavar e passar. Já os homens, dedicam pouco mais de 10 horas por semana para essas tarefas.
Pensando nisso, vamos apresentar 6 dicas para que os afazeres da casa sejam desempenhados de maneira mais ergonômica. Quem sabe assim os homens se motivam a colaborar mais nas tarefas de casa. Que tal?
1) Varrendo o chão: É muito comum ver pessoas varrendo ou passando pano encurvadas para a frente, ou seja, com o tronco flexionado. Isso pode estar relacionado ao tamanho do cabo utilizado ou mesmo a vícios de postura. Portanto, verifique a possibilidade de aumentar os cabos ou adquirir vassouras e rodos com cabos mais longos, com 1,30m ou mais.
1
2) Limpeza de vidros: Quando for limpar os vidros de janelas ou lustrar móveis mais altos, use escadas pequenas para evitar o trabalho com os braços erguidos, acima da linha cabeça. O trabalho com os braços nesta posição pode gerar desconforto e fadiga além de oferecer risco dependendo da duração e frequência dos movimentos.
2
3) Organização de armários: Mantenha tudo o que é usado com mais frequência na parte média, ou seja, entre a linha da cintura e dos ombros. O que for de uso médio na parte mais baixa e aquilo que se usa pouco no alto. Tenha na cozinha um banquinho de 2 degraus, desses que são utilizados nos hospitais para subir na maca, eles ajudam quando for necessário pegar coisas no alto, evitando a flexão dos braços acima da linha da cabeça, bem como ficar na ponta dos pés.
3
4) Eletrodomésticos mais ergonômicos: Talvez o melhor exemplo de eletrodoméstico ergonômico surgido nos últimos tempos sejam as geladeiras que tem o freezer invertido, ou seja, na parte de baixo. Não faz sentido? No freezer ficam os alimentos menos utilizados. Portanto, esses devem ficar na parte mais baixa, deixando aquilo que se usa mais na parte média e alta. Além deste exemplo, existem ferros de passar roupas mais leves e com fios maiores que facilitam o trabalho; aspiradores de pó com extensores que facilitam a limpeza de cortinas e partes altas; máquinas que dosam detergente, amaciante e água automaticamente, além de lavar, centrifugar e secar a roupa. São facilidades que a tecnologia nos proporcionam e que ajudam muito no trabalho, tornando as coisas mais ergonômicas.
4
5) Lavando roupa: Mas, se você ainda não tem uma máquina que faça tudo por você, ou se prefere lavar algumas roupas manualmente, então providencie um simples apoio onde possa por o pé. Essa postura mantem o tronco mais ereto e, por consequência, alivia as tensões sobre a musculatura da coluna lombar evitando desconforto ou fadiga.
5
6) Carregando compras: É claro que você deve optar pelos bons e velhos carrinhos de feira, eles facilitam muito o trabalho e evitam a sustentação do peso. Porém, quando for inevitável carregar sacolas, procure dividir toda a compra em duas partes iguais em volume e em peso e carregue tudo em duas sacolas, uma de cada lado. Com isso você evita a sustentação unilateral de peso que poderá provocar a inclinação do tronco com sobrecarga na musculatura de um dos lados, podendo gerar desconforto ou fadiga.
6
Gostou dessas dicas? Que tal uma palestra na sua empresa com este conteúdo e muito mais? Fale com a gente, teremos prazer em conversar com você.

Ambiente de Trabalho

Dicas valiosas de ergonomia para o lar

Dores de cabeça, dor no pescoço, pernas e braços podem estar ligadas a questões ergonômicas dentro do próprio lar.


  • Quem já trabalhou em empresas com jornadas de 6 horas ou mais no computador, em call centers, SAC e tantas outras funções correlatas, certamente conhece o significado da palavra ERGONOMIA.
    Ergonomia significa literalmente regras de trabalho. Erika Diniz, Terapeuta Ocupacional de Atendimento Domiciliar, define Ergonomia como: "Estudo entre o homem e seus trabalhos, equipamentos e meio ambiente."
    É uma ciência que surgiu da necessidade humana de facilitar a própria vida, seja através do uso de equipamentos que facilitam ou evitam esforços como hoje temos a calculadora e o computador, a cama, o carro, guindastes, etc e também armas para a guerra ou caça entre outros.
    Os princípios ergonômicos tratam então da relação do ser humano com esses inventos feitos para simplificar e facilitar a vida. São utilizados nas empresas como meios de evitar doenças laborais como problemas de coluna, posturas de risco, LER e consequente afastamento do trabalho e queda na produção.
    Antes restrito às empresas, o computador veio para os lares, porém os cuidados ergonômicos (como ginástica laboral) não o acompanharam. Há que se ter em casa o mesmo cuidado que as empresas têm.
  • Como aplicar ergonomia em casa?

    Alguns itens estão fora de nosso controle, como a altura da pia da cozinha ou do banheiro, altura de maçanetas, mesas e cadeiras, por exemplo, mas ainda podem ser adaptadas para trazerem o que foi proposto ao serem criados: conforto, segurança e eficiência.
  • Aplicando os princípios da ergonomia adaptados ao lar

  • Ao usar o computador

  • Posição vertical

    O trabalho deve ser feito sem que a coluna fique se curvando para executá-lo. Ou seja, não trabalhar curvado adequando a altura da mesa, teclado e monitor.
    • Mesas de computadores devem permitir ao braço fazer um ângulo de 90 graus ao usar o teclado.
    • O monitor deve estar com o topo da tela na altura dos olhos.
    • Os pés devem estar apoiados, se necessário, use um suporte como banquinho ou outro descanso.
  • Mesa e cadeira

    • Manter o tronco apoiado ao escrever ou usar o computador.
    • Assentar-se utilizando todo o assento da cadeira. Não sentar na beirada.
    • Utilize cadeiras com rodinhas para evitar ficar se torcendo para apanhar algo.
  • Ao assistir TV

  • Postura adequada

    Todo mundo gosta de se esparramar no sofá para ver TV ou então se senta e aos poucos escorrega, deita a cabeça no braço do sofá e acaba por adormecer. Dor no pescoço na certa.
    • Sente-se adequadamente apoiando o tronco.
    • A TV deve estar a uma distância adequada para evitar a fadiga visual e consequentes dores de cabeça. Antes de comprar, procure verificar o tamanho da tela e se está de acordo com o tamanho do ambiente.
    • Não apague todas as luzes para ver TV. Causa fadiga visual.
  • Ao ler e estudar

  • A mesa, a iluminação, a postura,

    tudo contribui para um melhor aproveitamento da leitura e para evitar dores de cabeça, pescoço e fadiga visual.
    • A mesa de leitura e escrita deve ficar na altura do estômago.
    • Jamais ler deitado. Caso goste de ler antes de dormir, faça-o sentado e caso prefira deitado, que seja por pouco tempo.
    • Apóie os braços.
    • Use iluminação adequada.
    • Se for ler ou estudar por longo tempo, faça pausas de 10 minutos a cada hora. Levante-se, vá tomar água, vá até a janela, enfim, evite ficar na mesma posição.
  • Ao cozinhar, limpar e passar roupas

    • Tenha os utensílios e ingredientes à mão ao cozinhar ou próximos para evitar ficar se torcendo.
    • Ao lavar louça use um banquinho embaixo da pia para apoiar um pé e outro alternadamente. O mesmo vale para passar roupas.
    • Abaixe-se com a coluna reta para apanhar objetos ou limpar abaixo da linha da cintura, flexionando os joelhos e não a coluna.
  • Ao carregar compras e crianças

    Há uma tabela de limitações para carregar peso:
  • Homens

    Adultos (18 a 35 anos) 40 kg
    De 16 a 18 anos 16 kg
    Menos de 16 anos PROIBIDO
  • Mulheres

    Adultas (18 a 35 anos) 20 kg
    De 16 a 18 anos 8 kg
    Menos de 16 anos PROIBIDO
    Para dicas de como melhor carregar e acomodar bebês veja aqui.
  • Ergonomia para as crianças

  • As mochilas escolares exigem atenção

    • O peso das mochilas não deve ultrapassar o limite de 10% do peso da criança.
    • Devem ser carregadas com as alças nos dois ombros para distribuição do peso.
    Há muito mais que se verificar com relação às mochilas. Neste blog há um check list completo.
    O corpo tem seus limites que devem ser respeitados para uma melhor qualidade de vida, saúde e alegria.