quarta-feira, 1 de julho de 2015

Melhor Postura para Dirigir


É um consenso que a postura que adotamos durante os afazeres de nossas vidas são as principais formas de prevenir ou causar dores no corpo. Pensando nisso, como tem muita gente por ai que dirige durante várias horas, sobretudo nas grandes capitais onde o trânsito é caótico vamos conversar sobre como é a postura mais correta ao dirigir, você sabe?
Além de garantir a diminuição nas dores causadas pelo overuse, ou seja uso excessivo, mantar uma boa postura na hora em que estiver ao volante também dá mais segurança ao motorista. Isso mesmo, em caso de colisões o cinto não machucará e o encosto de cabeça manterá seguro estruturas nobres do nosso cérebro, como é o caso do tronco encefálico que fica bem no final do pescoço e também início da nuca.
A primeira posição da figura é a forma mais correta, vamos observa-la melhor:
CABEÇA: na posição correta ela está bem ajustada, protegida pelo encosto, enquanto que na posição errada está muito anteriorizada causando uma sobrecarga da região cervical, sobretudo se for necessário usar os retrovisores laterais.
MEMBRO SUPERIOR: na posição correta estão relaxados e garantindo a força necessária para mover o volante, na segunda posição estão sobrecarregando os ombros e a coluna.
COSTAS: devem ficar o mais próximo possível de 90° para evitar vícios posturais.
LOMBAR: na posição correta ela apoia-se sem pressionar o banco, de uma forma confortável.
JOELHOS: se muito perto machucam a cartilagem dos joelhos, se longe exigem muita força dos músculos da coxa
Para fazer os ajustes no seu carro vamos a um passo-a-passo:
  • Sente-se no seu veículo e pise no pedal da embreagem com a perna direita até o final, ajuste o assento até que sua perna fique esticada sem você precisar desencostar do banco, essa é a distância ideal para os membros inferiores.
  • Da mesma forma, sem desencostar do banco estique os braços acima do volante, esse deve estar posicionado no punho, se não ocorrer ajuste a distância do encosto.
  • As mãos devem segurar o volante com firmeza na sua parte superior, em uma posição conhecida com dez para dez por sua inspiração no relógio.
  • O encosto da cabeça deve ter sua parte superior na mesma linha que os olhos, essa modificação garante a segurança do sistema nervoso em caso de colisão traseira, evitando lesões sérias como Whiplash ou lesão de chicote, muito comum nesses casos.
  • O cinto de segurança deverá passar no centro da clavícula e encima da pelve, esses dois ossinhos que se localizam na parte anterior do quadril.

Até mesmo seguindo essas dicas em viagens longas faça paradas programadas, pelo menos a cada duas horas, nesse intervalo caminhe para estimular a circulação e aproveite para fazer alguns alongamentos, beba muita água durante o período também e nada de ficar segurando a urina. Aproveite essas informações para fazer mudanças na sua forma de dirigir, com certeza as horas de trânsito não lhe causaram dores, e se tiver mais dúvidas ou se já for uma vítima das dores causadas pelo carro entre em contato comigo.