segunda-feira, 15 de junho de 2015

Questões de Concurso

Pode-se concluir pela Avaliação da Função Pulmonar que as reduções de todos os volumes pulmonares e de todas as capacidades pulmonares estão associadas a distúrbios
Na avaliação geral das funções físicas do paciente acometido por acidente vascular encefálico, podemos quantificar as atividades de vida diária básicas através do Índice de
A resistência interna a uma carga axial em qualquer tecido pode gerar estresse de tipo
Qual das manifestações físicas abaixo não é observada nas doenças cerebelares?
Considerando-se a extensão da recuperação em lesões do sistema nervoso central e o treinamento comportamental supervisionado, relacione a integração dos princípios da neuroplasticidade à prática clínica.

I. Técnicas para aumentar o endireitamento postural.

II. Técnicas para facilitar a realização de tarefas específicas.

III. Técnica facilitatória e inibitória combinada.

a. Movimento ântero-posterior rápido em decúbito ventral, padrões de sustentação de peso como sobre os cotovelos ou com cotovelos estendidos ao balançar e rastejar.

b. Executar as atividades com os olhos fechados.

c. Criar atividades de treinamento em que pacientes têm de usar a extremidade afetada.

d. Treinamento em esteira móvel com sustentação do peso corporal.

e. Atividades labirínticas tônicas invertidas.

f. Estimulação somatossensorial e sensório-motora.

O maior risco de lesão muscular ocorre durante a contração excêntrica, pois neste tipo de ação realiza-se trabalho de força e de alongamento ao mesmo tempo, aumentando o estresse sobre o tecido. Considere:

I. Desarranjos e rompimentos de filamentos de sarcômeros.

II. Organização das organelas.

III. Rompimento do sarcolema.

IV. Atividade lisossomal diminuída.

V. Infiltração de células mononucleares.

Indicam alterações após uma lesão muscular: 
As alterações no teste de função pulmonar que Carlos Eduardo apresenta são: 
A recomendação da Associação Mundial de Laserterapia para o tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo, com relação ao tempo de tratamento, prevê aplicação 
Uma paciente apresenta dor cervical devido à protrusão da coluna cervical. Um dos exercícios utilizados para melhorar a postura da coluna cervical é o exercício de Brugger. Este exercício realiza treinamento do paciente na facilitação dos músculos trapézio médio, inferior e infraespinhal e 
A escala de Lawton utilizada na avaliação Status Funcional de pacientes idosos considera itens como: 
A fase de planejamento durante a implantação de um programa de ginástica laboral prevê as seguintes atividades: 
O uso de alicates e tesouras durante o trabalho pode desenvolver doença ocupacional do tipo 
Disciplina: Fisioterapia | Assuntos:
O ultrassom terapêutico tem ação estimulante sobre o reparo tecidual quando usado de forma não térmica. Qual mecanismo abaixo representa adequadamente essa ação? 
Disciplina: Fisioterapia | Assuntos:
Um paciente de 40 anos de idade, asmático, trabalha há 15 anos como operador de caldeira em uma estamparia. Há seis meses, ele participa das sessões de cinesioterapia laboral que o fisioterapeuta da empresa realiza com os demais funcionários. Durante uma sessão de fisioterapia em que são realizados exercícios de alongamento e orientações gerais, ele apresentou forte episódio de crise asmática.

Nesse momento, do ponto de vista da conduta profissional e do Código de Ética e Deontologia da profissão de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o fisioterapeuta deveria, em relação a esse paciente, 
Disciplina: Fisioterapia | Assuntos:
Uma paciente de 35 anos de idade, branca, com sobrepeso, em segunda gestação, com um parto anterior via vaginal, queixa-se de perda urinária quando tosse ou espirra, e, às vezes, apresenta vontade súbita de urinar, o que, frequentemente, culmina com perda urinária. Relata ainda sentir dor lombar que aumenta de intensidade ao final do dia.

Considerando o caso clínico descrito, avalie as informações a seguir que constituem condutas adequadas referentes à queixa urinária da paciente.

I. Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (MAP), com ênfase nas fibras do tipo I e II.

II. Eletroestimulação transvaginal, alternando a frequência 10 Hz e 50 Hz durante as sessões de fisioterapia, e o fortalecimento dos MAP, com ênfase nas fibras do tipo I.

III. Realização de exercícios de propriocepção e o fortalecimento dos MAP para fibras tipo I, com uso de cones vaginais.

IV. Tratamento comportamental (diário miccional) e ações de educação em saúde postural e consciência corporal.

É correto apenas o que se afirma em 
Disciplina: Fisioterapia | Assuntos:
Uma paciente com 64 anos de idade sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) há 6 meses. Atualmente, apresenta sequelas motoras no hemicorpo esquerdo, sem alterações na fala ou na cognição. Na avaliação de tônus, de acordo com a Escala de Ashworth, constatou-se espasticidade grau 2 em músculos flexores de membro superior e em músculos extensores do membro inferior do hemicorpo esquerdo. Consegue permanecer em pé somente com apoio e não realiza marcha. Recebe atendimento fisioterapêutico ambulatorial há 5 meses, e iniciou atendimento em Fisioterapia aquática.

Considerando o caso apresentado e as disposições gerais para o planejamento de tratamentos que utilizem os recursos terapêuticos aquáticos, avalie as seguintes afirmações.

I. Para a paciente será mais fácil realizar exercícios em águas rasas do que em águas mais profundas, pois o suporte da flutuação diminui à medida que uma porção maior do corpo está imersa.

II. A água adequadamente aquecida será benéfica para o atendimento da paciente, devido aos efeitos da temperatura sobre a espasticidade verificada na avaliação.

III. Atividades com extremidades distais estáveis, como o repouso da mão sobre uma prancha, facilitarão a realização de movimentos daquele segmento do corpo.

É correto o que se afirma em 
Disciplina: Fisioterapia | Assuntos:
O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) é chamado pela equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) para avaliar uma criança de 10 anos de idade que, há um ano, sofreu traumatismo crânio-encefálico. Em visita domiciliar, realizouse exame físico e foi constatado que a criança apresenta-se estável e orientada, sem deformidades articulares, com espasticidade de grau 1, pela Escala de Ashworth, em músculos flexores de membro superior direito e extensores de membro inferior direito, e normotonia em hemicorpo esquerdo. Observou-se ainda que ela consegue permanecer em pé sem apoio por até 15 segundos, com descarga de peso predominantemente em membro inferior esquerdo, e não realiza marcha. Como apresenta pé equino, recebeu há um mês uma órtese tornozelo-pé (AFO) pelo SUS.

De acordo com a legislação pertinente, compete ao fisioterapeuta do NASF, nesse caso, 
Disciplina: Fisioterapia | Assuntos:
Um paciente do sexo masculino, com 15 anos de idade, asmático, com quadro de exacerbação e sinais de insuficiência respiratória deu entrada no prontosocorro de um hospital.

Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O fisioterapeuta de plantão, após avaliação do paciente, terá agido corretamente se tiver utilizado um aparelho de ventilação não-invasiva de dois níveis de pressão (BiPAP).

PORQUE

II. A ventilação não-invasiva evita a entubação de pacientes com insuficiência respiratória aguda e níveis aumentados de PaCO2 devido à exacerbação de crises asmáticas, diminuindo-lhes assim o trabalho respiratório e proporcionando-lhes mais conforto.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. 
Disciplina: Fisioterapia | Assuntos:
Sulfato de Magnésio, Salicilatos, Iodo e Óxido de Zinco são substâncias empregadas no tratamento dos espasmos musculares, nas mialgias agudas ou crônicas, nos processos inflamatórios e nas úlceras cutâneas, através da iontoforese, quando colocadas, respectivamente, nos eletrodos de polaridade
Há evidências de que a prática de atividade física moderada e regular, iniciada precocemente, reduz no idoso as doenças abaixo, exceto
A análise da Marcha é sem dúvida um dos capítulos clínicos mais interessantes na assistência da recuperação física, na maioria das enfermidades. Assinale, dentre as opções abaixo, o conceito correto sobre a marcha.
Disciplina: Fisioterapia | Assuntos:
O relaxamento produzido pela hipertermia tissular nos espasmos musculares é resultado de vários fenômenos, exceto o que está explicado na seguinte alternativa:
Na função da mão, diversos músculos interagem para produzir uma preensão radial-lateral eficaz, porém dois músculos inervados pelo nervo ulnar têm papel fundamental. São eles: o primeiro interósseo 
Luiz Eduardo, 63 anos, foi admitido em um centro de reabilitação 15 dias após sofrer acidente vascular encefálico, e foi diagnosticado com infarto na cápsula interna esquerda. Após avaliação, o fisioterapeuta concluiu que Luiz Eduardo apresenta hemiparesia 
Mario, 55 anos, cerebelopata há 3 anos, apresenta grande frustração ao realizar suas atividades de vida diária e de vida prática devido a presença de dismetria. As técnicas da facilitação neuromuscular proprioceptiva que poderão ser aplicadas em Mario e que diminuirão temporariamente a dismetria, são: 
Para promover o relaxamento dos músculos acessórios da inspiração e diminuir a dependência da respiração do tórax superior e a tensão muscular associada à dispneia, o posicionamento para relaxamento na posição sentada a Carlos Eduardo deve ser: inclinado 
A introdução de exercícios de flexão ativa do ombro, rotação lateral e exercícios no plano escapular em pacientes que se submeteram a cirurgia de reparo do manguito rotador acontece no período pós-operatório de 
A ação analgésica que a TENS de baixa frequência produz em pacientes que utilizam opioides e desenvolveram tolerância analgésica é 
Pacientes portadores de cicatrizes hipertróficas podem se beneficiar do uso da Iontoforese para melhorar o aspecto das cicatrizes. O íon utilizado para este fim é o 
Disciplina: Fisioterapia | Assuntos:
Uma paciente de 23 anos de idade, atleta amadora de vôlei de areia, sofreu subluxação do ombro em um dos jogos. Após ter recebido os cuidados imediatos da equipe médica do clube em que jogava, foi encaminhada ao setor de fisioterapia. Na avaliação cinético-funcional do ombro foi confirmada instabilidade glenoumeral moderada, em razão da qual o fisioterapeuta propôs terapia aquática como parte do processo de reabilitação.

Considerando essa situação, avalie as seguintes afirmações.

I. O principal objetivo da intervenção aquática é o ganho imediato de amplitude de movimento da articulação glenoumeral e de força muscular.

II. O objetivo da terapia aquática, como parte do processo de reabilitação, é facilitar a mobilização da glenoumeral, evitar aderência da cápsula articular e manter a amplitude de movimento.

III. A flutuação do membro superior, na reabilitação aquática, pode auxiliar os músculos deltoide e supraespinhoso durante a abdução da cabeça umeral.

IV. A indicação de exercícios resistidos realizados na água depende das restrições do tecido em cura, bem como da fase da recuperação da lesão.

É correto o que se afirma em