terça-feira, 30 de junho de 2015

O sono na Infância e seus MALES

Movimentos periódicos das pernas (MPP) e síndrome das pernas inquietas (SPI) - os movimentos mais freqüentes relacionados com o sono são os movimentos bruscos do corpo, as mioclonias (abalos musculares), MPP (movimento periódico das pernas) e SPI (síndrome das pernas inquietas) que acontecem geralmente no início do sono.
Quem tem SPI relata um irresistível movimento de membros inferiores acompanhado de sensações de "arrastamento" das pernas. Estes movimentos podem fazer o paciente se acordar, diminuindo o sono, levando à insônia, distúrbios do humor, cansaço mental e problemas conjugais.

Muitos pacientes que relatam a SPI, também apresentam movimentos repetidos dos membros inferiores durante o sono, que correspondem aos Movimentos Periódicos das Pernas (MPP), o que é mais comum na idade avançada. Cerca de 11% dos pacientes acometidos por MPP se queixam de insônia, 17% de hipersonolência e 11% são indivíduos com alterações psíquicas (cansaço mental, estresse, irritabilidade, depressão, etc). Queixas de MPP são mais freqüentes em pacientes com anemia, artrite reumática, insuficiência renal, bem como em indivíduos com predisposição familiar para esta síndrome. A polissonografia com filmagem registra os movimentos anormais durante o sono.